Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

As Obras dos Nicolaítas – Apostolado Moderno


A quem você segue? Valdomiro Santiago, R. R. Soares, Miguel Ângelo, Renê Terra Nova? Quem é o líder de sua igreja? De que boca parte a palavra profética e a revelação que você segue? Gostaria que você fosse ousado o suficiente para refletir comigo estas poucas linhas. Gostaria que você entendesse o significado de hierarquia e a sua real abrangência na igreja cristã e que entendesse qual o nome mais importante, aquele que está acima de todo o nome, nos céus, na terra e embaixo da terra.

Certa ocasião os discípulos de Jesus disputavam entre si sobre quem seria o maior entre eles, o Mestre assim respondeu: "Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve"  (Lucas 22 : 25-26), e ainda completou: "Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos"  (Mateus 20 : 28).

É possível imaginar alguém que veio para servir, para ser o menor, andando (ou possuindo) carros suntuosos, cercador de glamour e seguranças, vestidos nos mais caros “armanis” e pregando em templos riquíssimos e gloriosos? Do Templo, disse Jesus que não ficaria pedra sobre pedra, e das riquezas disse Jesus “quão difícil entrar no Reino de Deus os que a possuem” (Mateus 24: 2; Marcos 10: 24).

Talvez alguém indague, mas Paulo disse que: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores"  (Efésios 4 : 11), então Paulo indicou uma certa hierarquia. Então é preciso haver um certo comando na igreja, Paulo mesmo se denominou “Apóstolo”.

Paulo não aferia sua autoridade no apostolado, antes dizia-se o menor de todos, e que vantagem havia em ser apóstolo e andar em “cadeias e prisões” (Hebreus 11. 36)? Paulo mostra em Efésios 4. 11, os diversos tipos de chamados Divinos, as comissões do Espírito Santo: "E ele mesmo deu uns para apóstolos”, ou seja – missionários, “e outros para profetas” - pregadores da Palavra, “e outros para evangelistas” - ganhadores de almas, “e outros para pastores” - aqueles que apascentam, “e doutores" – aqueles que se dedicam ao ensino.

Para que? Para receber bons salários? Para terem garantias de casa própria, ou uma boa aposentadoria? Não, mas para “o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo"  (Efésios 4 : 12).

Quem são então estes novos apóstolos e bispos (e bispas) da igreja moderna? Jesus, o bom mestre, responde claramente esta questão: "Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio"  (Apocalipse 2 : 15).

O termo nicolaíta tem origem em duas palavras gregas: “nikê” – vitória com sentido de dominação(o mesmo nome daquela conhecida marca esportiva, NIKE), e “laos” - povo, significando aquele(s) que domina(m) sobre o povo, que exerce hierarquia sobre o povo comum. Jesus não ensinou nenhum tipo de hierarquia aos discípulos, nem ordenou tal coisa. Os apóstolos censuravam este tipo de atitude:  “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja” (3 João 9-10, destaque acrescentado).

A que mestre você tem seguido? Jesus Cristo ou o “nicolaíta”? "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."  (Mateus 7 : 22-23)

"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio."  (Apocalipse 2 : 5-6)

Tito Mendes

Um comentário:

  1. OLÁ
    EU SOU FILHA DO TIO DE SEU PAI, IRMÃO DE SUA BISAVÓ AMARA.
    MEU PAI SE CHAMAVA AMARO FERREIRA DA SILVA.
    EU SOU AFILHADA DE BATISMO DE SEU FALECIDO PAI.
    VI O VÍDEO NO YOUTUBE SOBRE MEU PADRINHO E O SEU COMENTÁRIO,
    DIZENDO QUE TAMBÉM É NETO DELE.
    PROCUREI SEMPRE POR NOTÍCIAS DELE E ONTEM ACHEI O VÍDEO.
    MEU NOME É IVETE SILVA DOS SANTOS.
    EU ESTOU NO FACEBOOK E MEU EMAIL É ivete_ss@ig.com.br
    ESPERO QUE POSSAMOS MANTER CONTATO.
    UM ABRAÇO PRA VC E SUA FAMÍLIA.
    IVETE

    ResponderExcluir