Páginas

terça-feira, 3 de março de 2009

Rebeldes ou Filhos de Belial

Há dois tipos de desobediência, uma é aquela que transgride regras conhecidas e aceitas. Outra é aquela que não toma conhecimento das regras, trata-se como se elas não existissem ou fossem nulas.

Veja o povo de Israel, conhecedor do poder, da Palavra e da ação do Deus Todo-Poderoso, mas que viveu grandes momentos de crise de fidelidade. "Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde” (Ezequiel 12:2).

Estes eram chamados de rebeldes, pois conheciam as regras e o legislador, e, por opção decidiram seguí-las, também por opção resolveram quebrá-las. Este tipo de desobediência é o que se pode chamar de Rebeldia.

A outro tipo de desobediência pode-se fazer referência nos chamados “filhos de belial”. "Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR” (I Samuel 2:12). Os filhos de belial eram encontrados no meio do povo de Deus, mas não era povo de Deus, "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós”.(I João 2 : 19). Eram pessoas que não se importavam com a Palavra, não se subjugavam a ela.

Uma outra palavra para especificar os “filhos de belial” é o termo “ímpio”, que significa: descrente, ou sem piedade, mas a palavra piedade relacionava-se à prática de vida cristã, por isso muitas vezes relacionada à misericórdia. Por isso o ímpio não é apenas um descrente ou infiel, mas alguém que não se subjuga a qualquer padrão moral, que desdenha a regra e desvaloriza a ética comum. Não transgride o que acredita, pois não acreditam numa regra superior, eles são sua própria regra.

Entende-se então por rebelde aquele que não está em conformidade com a lei, mas a conhece e, às vezes lhe demonstra temor. Ímpio ou “filho de belial” é aquele que subestima a lei, não a considera. A nós cabe atentar para a orientação da palavra: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno."  (I João 5 : 19).

E você, que tipo de desobediência pratica? Rebeldia ou Impiedade?

 Pastor Tito Mendes

Um comentário:

  1. importante tais informações,quando não lemos a Bíblia ou simplismente a tratamos de uma forma não zeloza esquecemos fundamentos de quem nós somos e que realmente este mundo jas no maligno,como vamos nos defender do mundo quando vier afirmar para nós que o certo é ser filho de Belial,uma certa vez um professor de cursinho disse que não era crente em Deus ou Jesus e em toda aulas estava a desdenhar de Deus e seu Messias Jesus e sua autoridade e custumava dizer assim,"não sou fiel a Deus ou a Jesus só fiel aos meus príncipios" a priori para muitos alunos isso soar como heroico e racional(algo intrisico de meios universitarios ou cursinho) e que isso parece o certo,mais se temos a palavra de Deus se lemos o que Jesus disse e temos isso em nossos corações podemos então nós proteger,as vezes nós não temos em conta que quando Davi dizia que Deus e suas palavras eram uma especie de escudo para ele,era este tipo de situação a qual era exposto.
    E aqueles que identificam o mal de Belial em seus corações Jesus diz aos discipulos "vos ja estão limpos pelas palavras que vos falo" então é isso ai.

    ResponderExcluir