Páginas

domingo, 14 de maio de 2017

Heresia e Ecumenismo, Opostos e distantes da Verdade.

As palavras “seita” e “heresia” são palavras que fazem tremer o cristão moderno, a palavra “ecumenismo” soa como heresia em arraiais denominacionais tradicionais. Porém, como é natural em nossa língua, não compreendemos o real significado, muito menos o significado da palavra em seu contexto bíblico. E, por isso, nunca sabemos ao certo a aplicação destes significados no contexto cristão dos dias atuais.
A palavra /hairesis/, transliteração do grego da palavra “heresia”, tem como significado divisão, partido, opinião diversa, doutrina diversa, seita, classe, aparecendo nos seguintes textos: Atos 5. 17; 15. 5; 24. 5; 24. 14; 26. 5; 28. 22; 1 Coríntios 11. 19; Gálatas 5. 20 e 2 Pedro 2. 1. Precisando ser compreendida não em um contexto de unidade religiosa, mas num contexto de unidade da fé, Efésios 4: 4-6, e também: 1 Coríntios 12. 12-13. Portanto heresia é tudo o que se opõe à unidade da fé.
Já a palavra ecumenismo, /oikouméne/, sendo uma palavra que não ocorre nos textos bíblicos, mas no contexto religioso do cristianismo moderno, tem como significado a união de todas as igrejas e denominações cristãs, minimizando suas divergências em busca de diálogo e cooperação comum. Na verdade ecumenismo é a busca por uma religião universal, uma égide única, para tanto presume-se um único líder, seja o papa, o patriarca, o apóstolo ou o bispo, o pastor, ou outro título humano. Sim, humano, pois a Bíblia só atribui um título a uma pessoas, “Cristo”, veja também Mateus 23. 8-10.
Jesus é o cabeça, Efésios 1. 20-23, o Bom e Único Pastor, João 10. 11 e Eclesiastes 12. 11. A Fé é uma só e única, com toda a força da redundância, Efésios 4. 4-6. Ele é o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Não se pode dividir o Corpo, a igreja, não se pode dividir a Fé, também não se pode dividir a direção deste corpo magnífico que é a Igreja do Senhor Jesus, nem algum membro tem a Sua direção pois assim como não são os meus dedos que escolhem as letras a serem digitadas, assim também o Senhor Jesus é o Único as nos dirigir sob sua santa vontade.

As heresias não têm sintonia com a verdade, mas revelam os fiéis, o ecumenismo reafirma religião e sua dominação colocando outro(s) cabeça(s) no lugar do Cristo de Deus, Jesus, o único Senhor, portanto ambos estão e sempre estarão distantes da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário