Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Porque eu não me reúno na Igreja

 Reunião da Igreja, Reunião na Igreja, Reunião em Igreja. Reunião, Igreja.

Em seu sentido original “ekklesia” em si mesmo significa “reunião”, “assembleia”. Era termo usado na democracia ateniense, significando uma convocação aos cidadãos para, saindo de suas casas, reunirem-se na praça (ágora) e deliberar sobre assuntos da cidade (pólis).

O termo foi apropriado pelos escritores Neo-Testamentários para significar a reunião do povo de Deus, os primeiros cristãos convertidos reunindo-se eram assim chamados “igreja”.

O povo reunido é igreja, ainda em seus primórdios os primeiros cristãos chegaram a reunir-se no Templo de Jerusalém, porém com a perseguição inicial provavelmente abandonaram essa prática.

Seja no Cenáculo, na casa de Áquila e Priscila (Rm 16. 3-5), na casa de Ninfa (Cl 4. 15), na casa de Filemon (Fm 1. 1-2), numa praça pública, à sombra de uma árvore, dois ou três, ou cinquenta, desde que cada um possa deliberar, cooperar e compartilhar, exercendo assim o sacerdócio universal, isso é igreja.

A igreja não se reúne, a igreja é a reunião. A igreja não se reúne no templo, aliás Templo (o Templo de Jerusalém, é o único e verdadeiro templo outorgado pelas Escrituras e que não existe mais) de Deus e Casa de Deus é o povo de Deus, não nenhuma estrutura seja de pedra ou alvenaria, ou de qualquer outro material.

A igreja do Novo Testamento não é local de show, de apresentações teatrais ou circenses, de espetáculos pessoais, de exibição de talentos, ou de exibição de boas retórica e oratória, não é local para se exaltar o indivíduo, mas unicamente a Deus.

Só o povo de Deus reunido é igreja, e só é igreja quando a participação e colaboração é franqueada a todos, conforme os ensinamentos do Novo Testamento, a igreja é o local exato para cada crente exercer seus dons espirituais e edificar o outro irmão, consolá-lo, ampará-lo e comissioná-lo em suas missões de auxílio e pregação do Evangelho.

Um comentário:

  1. Ótimo texto, infelizmente muitos crentes não são igreja mesmo dentro de um tempo físico, pelo menos acredito que os que não frequentam tentam fazer sua parte como igreja de Cristo, ao qual Cristo habita, templo do espirito santo.

    ResponderExcluir